TERAPIA E CURA

TERAPIA E CURA
Estas duas palavras estão interligadas mesmo na Bíblia, no Novo Testamento. 
Terapia vem do grego “therapéia” (cura), que, por sua vez, vem do verbo “therapéuo” (curar, tratar, cuidar). Um trato cuidadoso. no Evangelho segundo Lucas 9, 6, é esse o verbo empregado quando se diz que Jesus realizava curas. No Novo Testamento, quando se fala de cura, usa-se exatamente, em grego, o termo “therapéia”. 
Jesus curava doenças e principalmente a alma. É na alma que reside muitas de nossas frustações, desesperos e desilusões. O interessante é que Jesus podia "ver" além do corpo, Ele "via" e "escutava" a alma.
Os terapeutas, com várias ferramentas, tentam aproximar a pessoa da realidade de sua alma e do que nele reside.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." Jung
Como terapeutas somos a "outra alma humana" convivendo num processo de cura. Somos agentes de cura mas, não somos a cura. A mesma alma que guardou tantas decepções e tristezas é também a que pode curar estes sofrimentos. Saber levar a pessoa com a alma ferida ao perdão e à cura é o processo terapêutico mais eficaz.
Como parte do processo de cura Jesus tocava nas pessoas, interagia com elas, se importava com suas dores e aflições. Ninguém quer mais ouvir sobre problemas, dores e frustrações. Os terapêutas ouvem e ouvem e isto já promove alívio e uma certa satisfação.
Terapêutas, conselheiros e amigos temos um desafio hoje de continuar o que Jesus começou!

Comentários

Postagens mais visitadas